Para quem está buscando aprender mais sobre o modo competitivo oficial de Pokémon, chamado de VGC, precisará aprender alguns detalhes e um deles é a “read“. Mas calma, nós estamos aqui para te ajudar nisso:
O que é a read no VGC?
Basicamente é se antecipar ao que vai acontecer em um turno exato de sua partida de Pokémon. Seria como prever qual será o movimento de seu oponente. Mas, obviamente, existe um grande risco nisso. Exemplo:
Você tem um Amoonguss jogando contra um Arcanine com Safety Googles. Ainda que ele esteja imune contra Spore, você acredita que o oponente irá tirar o Arcanine de campo e mandar um Palafin, então, para incapacitar seu oponente, você usa Spore naquele slot.
Se der errado, provavelmente seu Amoongus tomará um belo dano do Arcanine, mas se você estiver certo, o seu oponente verá sua jogada ser praticamente anulada. Mas também existe a Safe Play, que é bem mais abrangente.
O que é uma Safe Play no VGC?
Enquanto a Read cobre uma opção específica, uma Safe Play cobre várias possíveis ações do seu oponente. E entender isso é bem importante, pois para fazer uma boa read, você precisa entender qual a opção segura de uma jogada. Tudo depende da situação e nenhum jogo será igual.
A tomada de decisão pode mudar o rumo de seu jogo. Se você estiver em desvantagem, vale tentar se arriscar e prever o que oponente fará até que você consiga chegar a um momento em que sua jogada será mais segura.
A coisa muda quando você está na vantagem, pois seu oponente tentará ler seu jogo, logo, a ideia é evitar que suas jogadas sejam muito previsíveis, evitando padrões, para que o oponente não ache uma forma de vencer.
Exemplo de uma safe play:
- Jogador 1: Amoongus + Pokémon X com Incineroar no banco
- Jogador 2: Incineroar + Pokémon Y com Landorus no banco
O Amoongus do Jogador 1 está sob a ameaça do Incineroar do Jogador 2. Ao assumir que o Pokémon Y do Jogador 2 não é uma ameaça para seu próprio Incineroar, o Jogador 1 pode colocar ele em campo como uma safe play, ou seja, ele não está sob risco.
A única maneira de dar algum problema para o Jogador 1 é se o Jogador 2 perceber qual vai ser a jogada do Jogador 1 e colocar seu Landorus em campo, ameaçando o Incineroar que vai entrar e mantendo a vantagem.
Basicamente, a safe play é a melhor maneira de jogar, pois evita riscos, enquanto a read é a melhor maneira de tentar recuperar sua vantagem em campo.